Dicas para você usar melhor o cartão de crédito e não acumular dívidas em 2023

Dicas para você usar melhor o cartão de crédito e não acumular dívidas em 2023

15 de março de 2023 0 Por admin

 

O cartão de crédito permite adquirir coisas na hora em que precisamos, pagando até 40 dias depois ou parcelando, sem juros, em várias vezes. A comodidade e facilidade tornam o uso do produto bem frequente no dia a dia. 

 

O cartão pode ser, também, um jeito de fazer controle financeiro, concentrando todos os pagamentos em uma determinada data. Mas muita gente costuma se enrolar – e bastante! com o cartão. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a usufruir desse serviço financeiro da melhor forma.

 

Ter um cartão de crédito ajuda bastante nas finanças da casa. É aquele suporte financeiro para realizar compras parceladas em valores que não pesam tanto no orçamento. Também, a saída para aquele dinheiro emergencial no final do mês em que as contas apertaram.

 

Infelizmente, o cartão de crédito também é o grande responsável pelas dívidas da maioria das pessoas negativada nos órgãos de proteção ao crédito. Com um pouco de atenção e cuidado dá para utilizar melhor os seus cartões e ter sempre as contas em dia. Quer saber como? Listamos sete dicas práticas para você! Confira.

 

Tenha um planejamento financeiro

 

Se você não planeja as suas contas, a probabilidade de ter saldo negativo no final do mês é grande. Isso faz com que dívidas sejam acumuladas de um mês para outro e, automaticamente, alguma deixe de ser paga.

 

Além de falhar com o pagamento da fatura do seu cartão de crédito, o pagamento mínimo, que sempre é disponibilizado pelas administradoras, só aumenta mais as suas dívidas com o banco. Sendo assim, o primeiro passo é ter um planejamento financeiro organizado e criterioso para que suas contas nunca falhem. Dessa forma, será possível utilizar o cartão de crédito com mais tranquilidade e segurança.

 

Uma boa forma de fazer isso é através das planilhas de orçamento que são bem práticas e fáceis de movimentar. Se você não tem um computador ou não quer utilizar esse mecanismo, pode ter um caderno de anotações apenas para essa finalidade.

 

O segredo é simples: você não deve comprometer mais do que 50% do seu salário com contas fixas. A soma dessas com as contas variáveis não pode também ultrapassar jamais o valor que você recebe por mês.

 

Você não precisa gastar todo o limite do seu cartão

 

O limite dos cartões de crédito nem sempre condizem com o que você tem de renda mensal. Algumas empresas aumentam o saldo levando em conta apenas o consumo do cliente, sem pesquisar se ele tem renda para pagar esse valor todos os meses. Sabemos o quanto é tentador ter um cartão de crédito com limite elevado, mas é preciso cautela na hora de utilizá-lo.

 

Não se iluda com o limite do seu cartão de crédito e leve em conta primeiramente o seu planejamento para não perder as contas do que pode e do que não pode gastar em cada mês. Leve em conta esse saldo extra como uma poupança que você pode utilizar em casos emergenciais apenas.

 

Tenha, preferencialmente, dois cartões no máximo

 

Se você tem no máximo dois cartões de crédito, dá para controlar o uso deles e, consequentemente, as suas contas no final do mês. Mais do que dois há um risco muito grande de perder o controle e gastar além do que é permitido. Evite também parcelar uma mesma conta em mais de um cartão.

 

Lembre-se que o seu cartão de crédito é apenas um artifício para ter mais fluxo de entrada e saída de dinheiro no final do mês. Ele jamais deve ser o principal meio de renda. Caso queira utilizar o cartão de crédito e esteja na dúvida se pode ou não, pergunte-se se esse gasto é de fato necessário naquele momento.

 

Negocie as taxas de anuidade

 

As taxas de anuidade do seu cartão de crédito são essenciais devido a manutenção dos serviços prestados. Contudo, é comum que as administradoras gerem descontos para fidelizar ainda mais os seus clientes. Você pode tentar negociar esse total ou parcelar em mais meses do que o proposto.

 

Evite o pagamento mínimo da sua fatura

 

Se você fez o planejamento corretamente do seu orçamento, como indicamos no primeiro tópico, dificilmente correrá o risco de pagar apenas o mínimo da sua fatura. Essa modalidade de pagamento das contas do cartão de crédito pode ser o pontapé inicial para acumular dívidas maiores a cada mês que passa.

 

Em vez de realizar o pagamento mínimo, indicamos consultar a verba disponível para o pagamento da fatura a cada mês e gastar apenas esse valor estabelecido. Lembra do que citamos mais acima? Sempre se pergunte se a compra é de fato necessária ou apenas um desejo momentâneo.

 

Cuidado com pagamentos automáticos

 

Você provavelmente já deve ter visto alguma propaganda de serviço que lhe dá um mês gratuito desde que um cartão de crédito seja atrelado à conta. Essas empresas também avisam que após o primeiro mês a cobrança da mensalidade é automática caso o cliente não cancele o serviço. Infelizmente, não são todas as pessoas que observam esse detalhe e acabam com cobrança a mais na fatura do mês.

 

O mesmo acontece com reajuste de mensalidades e taxas. Fique de olho neles e saiba porque veio cobrando a mais em um determinado mês. Em caso de dúvida, não hesite em questionar junto à empresa que realizou a cobrança e, se necessário, cancelar o débito no cartão de crédito.

 

Conheça todos os clubes de benefícios atrelados ao seu cartão de crédito

 

Os clubes de benefícios atrelados aos cartões de crédito sempre vêm cheios de vantagens e ajudam bastante a economizar no consumo. Geralmente eles ofertam pontos para cada compra e, a partir de uma quantidade específica você consegue trocar por outros produtos, vouchers ou até mesmo milhas aéreas.

 

Os cartões da bandeira Mastercard, por exemplo, permitem que o usuário participe do Mastercard Surpreenda, onde cada compra realizada equivale a 1 ponto e, você pode trocar por produtos, comidas e viagens no esquema de 2 x 1 – o cliente compra um produto e com o voucher do cartão ganha outro produto igual.

 

Os cartões de crédito da Porto Seguro tem vantagens também junto ao pagamento dos serviços nos Centros Automotivos Porto Seguro e quanto mais você usa o cartão no dia-a-dia, mais descontos você ganha nos seguros da empresa.

 

Com todas as dicas acima você com certeza consegue colocar o consumo do seu cartão de crédito em dia mais facilmente. É importante que, antes de aplicar cada uma das ações, você tenha realizado um planejamento à longo prazo, principalmente se estiver com o orçamento bem desorganizado. Fique atento e consuma com consciência!.

 

Conclusão: como usar melhor seu cartão de crédito não acumular dívidas?

 

Lembre-se que é preciso ter consistência nessas práticas. O caminho da educação financeira pode parecer difícil e complicado, mas quando mantemos o controle nos gastos e nos tornamos mais conscientes a respeito do destino do nosso dinheiro, lidamos melhor com esse tipo de produto.

 

Como citamos ao longo do texto, inclusive, se você aprender a utilizar melhor seu cartão de crédito pode ser um ótimo aliado na sua vida financeira. Só que para isso, não é possível manter aquele ritmo de compras desenfreadas, juros que viram uma bola de neve e outras práticas negativas. Esperamos que após a leitura deste post, você esteja pronto para tomar melhores decisões financeiras.

 

E então? Gostou de entender algumas formas interessantes de como usar melhor seu cartão de crédito? Aproveite os melhores e veja mais conteúdos que ajudam a utilizar melhor seu cartão de crédito!.