Tudo sobre a economia venezuelana

Tudo sobre a economia venezuelana

27 de janeiro de 2022 0 Por admin

Antes da Primeira Guerra Mundial, a economia da Venezuela era inteiramente agrícola. Após a conclusão da operação, concentrou-se na produção e exportação de petróleo.
Este petróleo representa cerca de um terço do PIB, 80% das receitas de exportação e mais de 50% do financiamento da administração pública.

Em 2001, os preços do petróleo subiram acentuadamente, impulsionando a economia nacional, com um crescimento do PIB de 2,7%.

Em 2014, a economia venezuelana entrou oficialmente em recessão, com a inflação continuando a subir e o PIB encolhendo. Impulsionados pelo desemprego, os salários dos trabalhadores e o poder de compra da população caíram.

As razões para isso são múltiplas, incluindo as crises socioeconômicas, políticas, humanitárias e migratórias que o país sofreu desde a queda dos governos de Hugo Chávez e Nicolás Maduro.

Em 2016, a taxa de inflação foi de 800%. A inflação é tão alta que um frango custa cerca de 1.200 bolívares. Por exemplo, atualmente, 1.200 bolívares equivalem a cerca de 0,0016 reais.

De acordo com uma pesquisa realizada no mesmo ano, cerca de 89% da população perdeu pelo menos 11 quilos por falta de alimentos.

Ele aumentou a taxa de suicídio em 90 por 100.000 pessoas.

Toda a crise é resultado de políticas populistas lançadas pelo governo de Hugo Chávez durante a Revolução Bolivariana.

Segundo ele, a revolução foi baseada nas ideias do libertador Simon Bolívar e teve como objetivo criar uma nova forma de socialismo.

Mas a crise se intensificou à medida que os preços internacionais do petróleo caíram, e o governo de Nicolás Maduro já está sob sua liderança.

Atualmente, o governo venezuelano, a população e a economia ainda estão em crise.
Viva em protesto e caos. Muitos se mudaram para outros lugares, mas aqueles que não podem continuar morando no país não têm escolha.
Isso prova que o socialismo não funciona.
Depende de um planejamento central eficaz. Dada a complexidade da economia moderna, mesmo que as melhores pessoas antecipem racionalmente todas as necessidades do que produzir e onde investir, as pessoas não terão sucesso.

Fontes:  https://www.infomoney.com.br/colunistas/ifl-instituto-de-formacao-de-lideres/por-que-o-socialismo-nao-funciona

Fontes: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Bolivariana