Saiba oque é limite pré-aprovado no cartão de crédito e como funciona

Saiba oque é limite pré-aprovado no cartão de crédito e como funciona

7 de agosto de 2023 0 Por admin

 

Quem nunca viu no aplicativo do banco a seguinte frase: limite pré-aprovado do cartão? Isso costuma acontecer com os clientes que são considerados bons pagadores e que não possuem dívidas no nome. Mas, apesar disso, poucas pessoas sabem o que é e como funciona de fato o limite pré-aprovado do cartão. Você é uma dessas pessoas? 

 

E é bem provável que você já tenha até escutado falar em limite pré-aprovado de crédito, este é um valor definido para caso o cliente deseje solicitar um empréstimo em horas de aperto.

 

O limite pré-aprovado de crediário é um recurso financeiro oferecido por diversas instituições de crédito, como lojas e empresas especializadas em financiamentos, que permite aos clientes realizarem compras parceladas com um limite de crédito já pré-aprovado.

 

Esse limite costuma ser definido com base no histórico financeiro do cliente e também seguindo outros critérios estabelecidos pela instituição de crédito. Para os empreendedores, o limite pré-aprovado de crediário pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas e fidelizar os seus clientes.

 

Já que, ao oferecer essa opção de financiamento para os seus consumidores, é possível atrair clientes que estejam buscando por opções de parcelamento mais inclusivas, além de facilitar o processo de compra, tornando-o muito mais acessível ao cliente.

 

O que é limite pré-aprovado ?

 

O limite pré-aprovado de crediário é o valor que a loja ou a instituição financeira aprovou e já está disponível para o cliente. Normalmente, esse limite pré-aprovado é liberado apenas com informações básicas do cliente.

 

Porém, isso ajuda na abertura de crédito e também a incentivar o consumidor a fazer uma análise de crédito com mais informações, podendo, assim, aumentar o limite já pré-aprovado inicialmente.

 

Um exemplo para te ajudar a entender isso: você pode ofertar em sua loja um limite pré-aprovado de R$ 100 e, se o cliente disponibilizar mais informações, você pode aumentar este limite de crédito inicial, auxiliando assim no aumento das vendas.

 

Mas afinal o que é o limite pré-aprovado do cartão ?

 

Se você está se perguntando o que significa o limite pré-aprovado do cartão, fique tranquilo porque nós vamos te explicar isso agora. Para começar, você precisa saber que esse limite é liberado pela própria instituição financeira.

 

E o limite pré-aprovado do cartão é justamente o valor que você tem para usar no seu cartão de crédito todo mês. Por exemplo, se você tem um limite de R$1.000, esse é o valor do seu limite pré-aprovado do cartão.

 

Com isso, todas as suas compras no crédito ficam concentradas na fatura do cartão e deverão ser pagas no dia do vencimento que você escolheu.E ao pagar a fatura do seu cartão de crédito, o seu limite pré-aprovado do cartão é liberado novamente para ser usado. Caso você pague somente uma parte do valor total, será disponibilizado o valor pago.

 

Vale lembrar que o valor disponibilizado pela financeira pode ser utilizado da forma como você acha melhor, como pagar um boleto no cartão, fazer compras e até mesmo sacar dinheiro. Nesta última opção é importante verificar qual é o limite disponibilizado pelo seu cartão para o saque nacional e internacional.

 

Como funciona o limite pré-aprovado? Como é definido ?

 

Mas e como será que funciona a definição deste limite pré-aprovado no cartão de crédito? Existem critérios que as instituições financeiras realizam para definir se os clientes terão direito e qual será o valor?

 

A resposta é sim, existem alguns critérios. Mas, engana-se quem pensa que a única coisa avaliada é a capacidade de pagar pelo valor todo mês.

 

O banco ou instituição financeira pode analisar diversos fatores, desde um histórico de pagamentos até mesmo a falta de informações financeiras deste cliente. Tudo isso pode prejudicar os valores recebidos em limite pré-aprovado.

 

+ É possível parcelar compras com cartão de crédito pré-pago ?

 

Por isso, é comum os bancos enviarem ofertar genéricas para todos os clientes e colocarem a seguinte frase:

 

“Limite pré-aprovado de ATÉ x valor e sujeito à análise.”

 

Ou seja, o banco pode até reservar para todos os clientes um limite pré-aprovado, mas ele poderá mudar de acordo com o perfil do cliente.

 

Como o limite de um cartão de crédito é definido ?

 

Na maioria dos casos, o limite que cada pessoa recebe corresponde à sua capacidade de pagar por esse “empréstimo” todos os meses. Mas nem sempre isso acontece. Uma dívida no passado, ou a falta de informações sobre um cliente, por exemplo, podem prejudicar os valores recebidos.

 

Existem certos fatores que diminuem o grau de confiança da instituição, e isso acaba dificultando a liberação de limites mais altos. Veja alguns exemplos abaixo:

 

Nome negativado: Ter o nome negativado (ou “nome sujo”, como também é chamado) significa que o cliente foi apontado em uma ou mais listas de proteção ao crédito – como as do Serasa, Boa Vista e outros birôs de crédito brasileiros. Isso acontece, por exemplo, se houver atraso no pagamento de contas – aluguel, água, luz e etc – ou inadimplência de uma dívida;

Comprovação de renda: Este não é o principal fator considerado pelas instituições financeiras e bancos na hora de aumentar o limite. No entanto, é importante ter em mente que, para ter um limite maior é preciso demonstrar que você vai conseguir pagar as faturas;

Histórico de dívidas: Quem já teve o nome sujo irá encontrar mais dificuldade para conseguir um aumento de limite, mesmo que a dívida já tenha sido quitada. Isso acontece porque o sistema dos bancos e instituições financeiras pode levar em conta o histórico da pessoa e essa confiança precisa ser reconstruída.;

Score baixo: O Score é um indicador do seu perfil financeiro definido pelo Serasa, e pode ser consultado por empresas e bancos. Ele é uma pontuação entre 0 e 1000 que indica a probabilidade de alguém atrasar ou não o pagamento de uma conta. Quanto mais próxima a pontuação estiver de mil, melhor é o perfil financeiro da pessoa.