Melhores cartões de crédito para compras internacionais em 2023

Melhores cartões de crédito para compras internacionais em 2023

1 de fevereiro de 2023 0 Por admin

 

As taxas cobradas pelos bancos nas compras em moeda estrangeira feitas no cartão de crédito no exterior podem ser bem caras. Por isso, vamos analisar neste artigo quais os melhores cartões de crédito para compras internacionais.

 

Nesse post aqui, nós explicamos para vocês os conceitos de PTAX, Spread, Mark-up e IOF, o que os bancos cobram e por quê esses valores variam de um banco para outro.

 

Com o dólar nas alturas e com poucas chances de voltar aos valores pré pandemia da Covid-19, conhecer a taxa de câmbio do cartão de crédito que levamos na carteira é fundamental e a escolha do cartão certo pode gerar uma enorme economia nas suas viagens.

 

Resumidamente, esses foram os conceitos explicados naquele post:

 

PTAX – é a taxa de câmbio calculada durante o dia pelo Banco Central do Brasil. Consiste na média das taxas informadas pelos dealers de dólar em 4 janelas no decorrer do dia;

 

Spread – é o ágio que o seu banco aplica sobre a PTAX, para converter as suas compras de dólares americanos para reais brasileiros;

 

Markup – é a porcentagem cobrada pela bandeira (Visa, Mastercard, American Express etc), para a conversão de uma compra em uma moeda estrangeira diferente do dólar americano para esta moeda, forma como a compra é lançada definitivamente na fatura do cartão;

 

IOF – Imposto sobre Operações Financeiras, é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas em operações financeiras. No caso das compras em moeda estrangeira, o IOF cobrado é de 6,38%, o que você também precisa levar em conta quando faz compras internacionais.

 

Com base nos dados do referido post (confira a lista completa aqui), os menores spreads cobrados pelas principais instituições financeiras do Brasil, são os seguintes:

 

Zero Spread  – Sicoob, Unicred, Uniprime, Cresol, Banese e Cartão Pão de Açúcar Mais Itaucard

1% de Spread – Sicredi e Banco Inter

 

Importante: a conversão em pontos dos seus gastos no cartão de crédito, mesmo os realizados no Brasil, é baseada no dólar utilizado pelo emissor do cartão. Portanto, cartões de crédito que têm spread alto também geram menos pontos!.

 

As Cooperativas de Crédito

 

Cooperativa de Crédito é uma associação de pessoas, que buscam através da ajuda mútua, sem fins lucrativos, uma melhor administração de seus recursos financeiros.

 

O objetivo da cooperativa de crédito é prestar assistência creditícia e a prestação de serviços de natureza bancária a seus associados com condições mais favoráveis.

 

No Brasil, as cooperativas de crédito são equiparadas às instituições financeiras (Lei nº 4.595/64) e seu funcionamento deve ser autorizado e regulado pelo Banco Central do Brasil. O Cooperativismo possui também legislação própria, a Lei 5.764/71 e a Lei Complementar 130/2009.

 

O importante a ser destacado é que nem todos os bancos aplicam spread sobre a PTAX, como é o caso das cooperativas, que são sem dúvida, as melhores emissoras de cartões de crédito para fazer compras internacionais – sob o aspecto exclusivamente financeiro.

 

No caso, Sicoob, Unicred e Uniprime, não cobram spread dos seus cooperados, enquanto Sicredi cobra 1% de spread, o que ainda é totalmente aceitável.

 

Salas VIPs

 

Todos sabemos que os melhores cartões de crédito são os que oferecem acessos ilimitados e gratuitos aos lounges. No caso, os melhores cartões de crédito oferecem esses acessos por meio do LoungeKey.

O LoungeKey é um programa de acesso aos lounges (salas VIP), que oferece acesso à mais de 1.000 lounges ao redor do mundo. O programa pertence ao Collinson Group, a mesma empresa que administra o programa Priority Pass.

 

Portanto, Os melhores cartões de crédito para compras internacionais em 2023 que também oferecem acesso ilimitado aos lounges, dentre os elencados acima são:

 

1. Sicredi Mastercard Black – acesso ilimitado e gratuito para o portador e convidados;

2. Sicoob Merit Mastercard Black – acesso ilimitado e gratuito para o portador e convidados;

3. Unicred Visa Infinite e Mastercard Black – acesso ilimitado e gratuito para o portador e convidados;

4. Uniprime Mastercard Black – acesso ilimitado e gratuito para o portador, além de 3 convidados por visita;

5. Banco Inter Mastercard Black – acesso ilimitado e gratuito para o portador, sem convidados gratuitos.

Recompensas Oferecidas por Esses Cartões, Já em termos de recompensas, ou pontos por dólar, temos o seguinte:

 

Sicredi Mastercard Black – 2 pontos por dólar gasto no crédito;

Sicoob Merit Mastercard Black – 2,2 pontos por dólar gasto no crédito;

Unicred Visa Infinite e Mastercard Black – 2,2 pontos por dólar gasto no crédito;

Uniprime Mastercard Black – 2,2 pontos por dólar gasto no crédito e 0,7 ponto por dólar gasto no débito;

Banco Inter Mastercard Black – 1% de cashback sobre o valor gasto na fatura.

 

Assim, os melhores cartões de crédito para compras internacionais são aqueles que não cobram spread, oferecem acessos ilimitados às salas VIP mundo afora e ainda oferecem uma boa pontuação!

Por esse motivo, deixei o cartão Pão de Açúcar de fora da lista, pois apesar de não cobrar spread e oferecer ótima pontuação, esse cartão não oferece acessos às salas VIP.

 

Para quem acumula pontos ou viaja para o exterior com frequência, é fundamental conhecer a taxa de câmbio cobrada pelo seu cartão de crédito e um desses cartões de crédito acima será um excelente aliado do seu bolso.

 

Além disso, a conversão em pontos dos seus gastos no cartão de crédito, mesmo os realizados no Brasil, é baseada no dólar utilizado pelo emissor do cartão. Portanto, cartões de crédito que têm spread menor também geram mais pontos!.

 

Soma-se a isso o fato desses cartões oferecerem acessos ilimitados e gratuitos às salas vip por meio do programa LoungeKey, já que um acesso a um lounge pode fazer toda a diferença em uma conexão longa ou mesmo em uma conexão curta após um voo longo.

 

Poder tomar um banho nesses casos, se alimentar, descansar, usar internet de boa qualidade, trabalhar nos espaços dedicados a esse fim, deixar os filhos pequenos em um espaço kids, são benefícios fantásticos, principalmente em meio a uma viagem mais cansativa.