Aprenda na prática como controlar os gastos do cartão de crédito

Aprenda na prática como controlar os gastos do cartão de crédito

8 de novembro de 2022 0 Por admin

 

Os cartões de crédito são uma parte crucial quando se trata das finanças pessoais da grande maioria dos brasileiros.

 

No entanto, infelizmente, muitas pessoas só aprendem a maneira correta de administrar seus cartões de crédito depois de enfrentarem graves problemas relacionados a eles.

 

Por outro lado, hoje em dia, existem mais informações sobre crédito do que no passado, felizmente, e os consumidores podem aprender como dominar os cartões de crédito antes mesmo de ter seu primeiro cartão.

 

O cartão de crédito foi criado para ser um aliado em nosso orçamento e nas compras do dia a dia. Acontece que, em muitos casos, principalmente devido à falta de planejamento e gestão financeira, a ferramenta acaba se tornando um vilão e uma grande dor de cabeça.

 

Se você se reconheceu nessa situação, então este artigo foi feito especialmente para você. Elaboramos algumas dicas e informações essenciais para fazer o controle de cartão de crédito de forma fácil e que se adeque à sua realidade.

 

Por que fazer o controle de cartão de crédito ?

 

Quando se trata de cartão de crédito, o Brasil é reconhecido por ser um dos países com os juros mais altos do mundo.

 

Dessa forma, se o consumidor não souber usar o cartão com consciência, ele pode entrar em muitas dívidas e gerar uma grande dor de cabeça para a sua vida pessoal e profissional.

 

Fazer o controle de cartão de crédito vai te permitir transformar a ferramenta em uma grande aliada, abrindo portas para novas metas e oportunidades.

 

Aprenda na prática como controlar os gastos do cartão de crédito

 

Faça um planejamento financeiro

 

Quando o assunto é lidar com dinheiro, a primeira dica é sempre contar com um bom planejamento.

Organizar todos os seus gastos irá te trazer equilíbrio financeiro e mais tranquilidade, além de te deixar ainda mais próximo de atingir seus objetivos.

 

A partir do momento em que você planeja e organiza suas finanças, você não precisa fazer pedidos emergenciais para aumentar o limite do cartão de crédito e ficar no vermelho no final do mês.

 

Reduza o limite do cartão

 

O grande erro de muitas pessoas é achar que o cartão de crédito é um dinheiro extra por não ver o valor saindo imediatamente da conta.

 

Para evitar gastos desnecessários, uma excelente dica é diminuir seu limite para um valor que não comprometa a sua renda e você consiga sempre fazer o pagamento total da fatura.

 

No geral, é recomendado que o limite do seu cartão de crédito não ultrapasse 30% do seu salário.

 

Pague o valor total da fatura

 

Outra dica essencial para o controle de cartão de crédito é sempre pagar o valor total da fatura. Isso porque quando você decide não pagar toda a fatura, terá que arcar com uma altíssima taxa de juros.

 

Como falamos anteriormente, o Brasil é um dos países com a maior taxa de juros do mundo e, por isso, podemos afirmar: não pagar o valor total da fatura é uma grande furada!.

 

Mantenha os gastos dentro do seu orçamento

 

À medida que você faz as suas compras com o cartão de crédito, é necessário manter o controle do valor final em cada mês que você terá que pagar.

 

Estipule um valor máximo para as compras no cartão de crédito e faça o acompanhamento. Uma vez excedido o valor, você estará correndo risco de ficar sem recursos para pagar o valor total da fatura no mês.

 

Procure cartões sem anuidade

 

A anuidade é uma taxa anual cobrada por alguns bancos ou instituições financeiras pelo uso do cartão de crédito. Em alguns casos, a taxa é cobrada mesmo sem você usar o cartão.

 

Para realizar um bom controle de gastos, priorize cartões de crédito sem anuidade ou aqueles que apenas cobram dependendo do valor gasto no mês.

 

Controle o número de cartões

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, cerca de 40% dos brasileiros que possuem cartão de crédito, possuem dois ou mais.

 

Então, se você ainda não sabe como usar cartão de crédito e precisa de ajuda, uma das principais dicas é: foque em poucos cartões e, de preferência, mantenha apenas um como o cartão principal.

 

Isso porque possuir muitos cartões de crédito dificulta bastante a tarefa de manter o controle das datas de pagamento e orçamento total.

 

Caso você ainda opte por dois cartões, certifique-se que o valor total dos dois não ultrapasse o valor da sua renda.

 

Defina a data de vencimento próxima ao dia do salário

 

Colocar a data de vencimento do seu cartão de crédito para próximo da data que você recebe o seu salário vai ajudar a evitar possíveis atrasos e multas.

 

A maioria dos emissores de cartões permite que você altere a data de vencimento das faturas. Escolhendo a melhor opção para você, é possível fazer um checklist e se programar para ficar sempre em dia com os pagamentos.

 

Utilize um aplicativo de controle financeiro

 

Se você tem problemas com o controle de gastos do cartão de crédito e precisa organizar melhor as suas finanças, contar com um sistema de gerenciamento financeiro pode ser bastante útil para evitar gastos desnecessários e contas atrasadas.

 

o cartão de crédito nada mais é do que uma ferramenta. Logo, se for utilizado com o devido cuidado e planejamento financeiro, pode te ajudar bastante para acelerar o processo rumo à tranquilidade financeira.

 

Por outro lado, se você não se preocupar com o controle de cartão de crédito, a tendência é que acabe se endividando e tendo problemas financeiros.

 

Sendo assim, vale a pena focar bastante na primeira dica do artigo e comece a usar um aplicativo de controle financeiro, para te auxiliar no gerenciamento dos seus cartões. Dessa maneira, você evitará muitos transtornos e poderá aproveitar ao máximo os ótimos benefícios que alguns cartões de crédito oferecem.