Compras com cartão de crédito: 12 dicas para evitar poblemas

Compras com cartão de crédito: 12 dicas para evitar poblemas

7 de outubro de 2022 0 Por admin

 

Graças ao desenvolvimento do sistema financeiro, hoje podemos nos beneficiar de diversas ferramentas para melhorar de vida. Porém, esses recursos devem ser usados com cautela.

 

Grande parte da população realiza compras e transações com o uso de um cartão de crédito. A segurança e praticidade ao optar pela utilização desse meio de pagamento faz com que haja uma maior procura por essa modalidade. Existem diversas opções de cartões no mercado, desde internacionais até os cartões sem limites.

 

Para quem pretende realizar compras no exterior, por exemplo, ter um cartão de crédito internacional pode ser uma excelente opção. Com ele, é possível comparar preços e lojas, efetuando o pagamento pela própria internet.

 

As compras com cartão de crédito são um modo de concentrar as contas, além de adiar ou parcelar alguns pagamentos. O problema é que muitas pessoas saem do controle e se endividam mais do que deveriam.

 

Para não entrar no vermelho, listamos algumas dicas para que você fique em paz com suas faturas de cartão de crédito. Dê uma olhada!

 

1: Fazer compras e pagamentos independentes fora do país

 

Essa é uma das maiores vantagens ao se contar com um cartão de crédito internacional. Afinal, com ele é possível efetuar pagamentos nos mais diversos e-commerces e lojas presentes no exterior. Isso é um ponto muito importante, já que a grande maioria das empresas no exterior possuem preços de compra muito mais competitivos do que as lojas nacionais.

 

Assim, é possível conseguir bons descontos ao adquirir os produtos em lojas fora do país. Esse fato se torna ainda mais interessante quando se trata de quem pretende conseguir uma renda extra com essa atividade. O volume final de vendas e também a margem de lucro líquido estão correlacionados com os valores de aquisição.

 

2: Fazer compras em lojas virtuais fora do país

 

Como já foi dito logo acima, o cartão de crédito internacional possibilita a compra nas mais diversas lojas virtuais existentes na internet. Dessa forma, promoções e preços mais atraentes em determinados sites podem ser aproveitados. Pense nisso!

 

3: Pagar diretamente com o cartão ou PayPal

 

O PayPal é um excelente gateway de pagamento para quem ainda não possui um cartão de crédito internacional. Ou seja, ele atua intermediando o pagamento.

 

Agora, caso você já possua um cartão de crédito internacional, há a possibilidade de comprar diretamente. Isso faz com que haja uma diminuição de gastos com taxas.

 

4: Acumular pontos

 

Muitos cartões possuem programas de milhagem aérea e também de acúmulo de pontos. Desse modo, quanto mais você usa o cartão, maior a quantidade de pontos adicionada ao seu saldo final. Eles podem ser convertidos em produtos, descontos, experiências gastronômicas e a compra de passagens com descontos.

 

Outro detalhe importante é que a pontuação é diretamente ligada ao valor da compra. Ou seja, com um cartão de crédito internacional, há maiores chances de que haja uma boa pontuação nos programas de fidelidade.

 

5: Realizar saques em agências bancárias

 

Muitas bandeiras oferecem a possibilidade de o cliente sacar valores em espécie em alguns caixas eletrônicos. Isso ajuda muito em situações de emergência ou em estabelecimentos que ainda não adotaram o pagamento por meio de cartões. É preciso ficar atento somente às taxas cobradas e ao limite mensal de saques autorizado pela instituição.

 

6: Crie um planejamento de gastos

 

Programe quanto dos seus ganhos você pode gastar para pagar o cartão. Assim, será possível saber o tanto que precisará para quitar essa dívida.

 

Também, evite andar com o cartão o tempo todo e tente pagar as despesas diárias com dinheiro: isso vai evitar que você faça compras desnecessárias e aumente o valor da fatura.

 

Com uma organização financeira, as chances de não ter como saldar os débitos diminui bastante. Você pode fazer isso com aplicativos, planilhas ou, até mesmo, com o bom e velho caderninho.

 

7: Estipule um teto para as compras com cartão de crédito

 

Tenha cuidado para não extrapolar o limite. É recomendado que você comprometa, no máximo, 30% a 50% da sua renda líquida, isto é, depois dos descontos ou dispêndios essenciais.

 

Quando for usar o crédito, lembre-se de que você está pegando emprestado da instituição financeira, então compre somente quando houver necessidade e o que couber no seu planejamento.

 

8: Ter apenas um cartão

 

Algumas pessoas compram até o limite e depois partem para o próximo: o resultado desse ciclo é uma dívida enorme.

 

Então, evite ter mais de um cartão de crédito (dois no máximo!). Isso restringirá o consumo e facilitará a sua arrumação e domínio de gastos. Ainda, com mais cartões, você também terá despesas maiores com anuidade e outras taxas.

 

9: Tentar negociar o valor da anuidade

 

Algumas administradoras cobram taxas bem altas, por isso, tente pesquisar antes de solicitar um cartão. Se já possui um, tente negociar esse pagamento.

 

Se você utiliza muito o crédito, tenha uma carta na manga que pode usar na negociação. Argumente que o percentual cobrado em cada compra sua já é uma boa comissão para a operadora.

 

Você também pode se livrar de certos programas de vantagens, se não os usa ou se eles não forem realmente úteis. Desse modo, é possível obter um desconto de cerca de 50% ou mesmo cortar essa cobrança da sua conta. Ainda, é possível solicitar um parcelamento maior para poder saldar esse encargo.

 

10: Nunca pagar só o mínimo

 

O pagamento mínimo ou rotativo pode complicar muito a quitação da dívida, pois o cartão de crédito é um dos tipos de financiamento mais caros que existe.

 

Se não conseguir pagar a fatura toda, é mais vantajoso que você consiga um empréstimo para completar o restante e pague a vista.

 

Depois, você pode parcelar essa nova dívida, pois os juros praticados no crédito pessoal costumam ser bem abaixo do que os do cartão.

 

Compre online em lojas dos Estados Unidos e receba em sua casa.

 

11: Ficar atento à conversão de moedas

 

Quando fizer compras no exterior ou em sites estrangeiros, lembre-se de que os preços devem ser convertidos para o real. Como muitos sites vendem em dólar, a quantia comprada deve ser multiplicada pela cotação do dia da compra.

 

Quando for registrar seu consumo, anote os valores em real para evitar surpresas na hora que abrir a fatura.

 

12: Evitar o pagamento com atraso

 

Como os juros do cartão são altos, quitar a fatura após a data do vencimento pode te deixar ainda mais endividado.

 

O melhor é que esse dia seja próximo ao que você recebe seus pagamentos ou salário. Assim, fica mais difícil que seu dinheiro seja desviado para outros usos e cumpra seu objetivo o quanto antes.

As compras com cartão de crédito podem ser uma vantagem e tanto. Elas facilitam seu fluxo e favorecem a organização, basta usar essa ferramenta com sabedoria.

 

Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, especialmente nos últimos anos em que o mundo precisou readequar as formas de trabalho por conta da pandemia,  o e-commerce nacional cresceu exponencialmente e, por consequência disso, houve um aumento na quantidade de transações online – compra e venda – com cartões de crédito.

 

Seguindo essa curva de crescimento, o volume de fraudes em compras efetuadas também aumentou. De acordo com estudo Mapa da Fraude, da consultoria Clearsale, o Brasil sofreu aumento de 32,7% nas tentativas de fraudes em e-commerce no primeiro semestre de 2021 na comparação com o mesmo período do ano anterior.

 

Foram 2,6 milhões de tentativas observadas pelo estudo nos primeiros seis meses de 2021, considerando cerca de 182 milhões de transações via cartão de crédito.