Aprenda na prática como usar o cartão de crédito sem endividar em 2023

Aprenda na prática como usar o cartão de crédito sem endividar em 2023

20 de abril de 2023 0 Por admin

 

Manter a saúde financeira é muito importante, mas nem sempre é possível. Muitas famílias brasileiras estão completamente endividadas em um momento bastante delicado da economia. Por isso, vale a pena conferir dicas para não se endividar no cartão de crédito a fim de evitar fazer parte dessa estatística.

 

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), 67,1% das famílias brasileiras estão com muita dificuldade de arcar com as despesas que fizeram, ou seja, estão completamente endividados em um momento complicado da economia.

 

Se você ainda não faz parte desse número, saiba que há alternativas para não chegar lá. Separamos para você dicas valiosas para não fazer dívida no cartão de crédito e conseguir usar o seu dinheiro para outras finalidades que, de fato, ajudem você a ter mais tranquilidade. 

 

Aprenda na prática como usar o cartão de crédito sem endividar em 2023

 

Entenda como está a sua situação financeira

 

Um dos grandes problemas de quem acaba se endividando é perder o controle da vida financeira. É importante ter visão não apenas do quanto você ganha mensalmente, mas também de todas as suas despesas e investimentos.

 

Faça uma planilha ou use aplicativos para fazer o acompanhamento completo das entradas e saídas de dinheiro. Isso certamente te fará ver com maior clareza como anda o seu bolso. A partir disso, você terá noção do quanto pode gastar no seu cartão de crédito sem comprometer toda a sua renda.

 

Corte gastos não-essenciais

 

É comum ter na sua lista algumas despesas com restaurantes, compras no shopping, aplicativos de streaming e transporte, dentre outros. Todos esses podem ser considerados como gastos não-essenciais, ou seja, você não depende totalmente deles para sobreviver.

 

Uma das dicas para não se endividar no cartão de crédito é analisar quais você pode cortar e quais pode reduzir ao longo do mês. 

 

Vale destacar que não é para eliminar completamente os momentos de lazer, afinal, eles também são importantes para manter a nossa saúde física e mental. Mas sim, fazer uma reavaliação, principalmente se houver excessos.

 

Tenha uma reserva de emergência

 

Guardar um pouco de dinheiro pode salvar você de situações bem complicadas com o cartão de crédito.  Não é necessário comprometer grande parte da sua renda com isso. Na poupança, por exemplo, é possível reservar o quanto quiser e em outros fundos, é possível investir com apenas R$100.

 

Certamente, uma pequena quantia que você já juntou pode ser a grande salvadora para não precisar deixar de pagar a fatura.

 

Evite compras parceladas

 

Fazer dívidas a longo prazo pode acabar se tornando uma bola de neve. Se acontecer um imprevisto financeiro sem reserva de emergência você dificilmente conseguirá arcar com todas as suas contas, dentre elas a de cartão de crédito.

 

Por isso, sempre que possível, opte pelo pagamento à vista ou com o mínimo de parcelas possível. Lembre-se ainda que esse valor também deve caber dentro do seu orçamento mensal. Dessa forma, é mais fácil não apenas ter um maior controle dos seus gastos, como também negociar descontos nas compras.

 

Cuidado com o pagamento da fatura

 

Uma das grandes vilãs relacionadas ao cartão de crédito é a taxa de juros, que costuma ser bem alta. Para fugir ao máximo desse problema, é importante que você não atrase o pagamento das suas faturas. E, principalmente, que nunca opte pelo pagamento mínimo ou parcelamento do seu débito.

 

Em alguns casos, vale mais a pena procurar uma solução de crédito pessoal para arcar com essa dívida. Isso porque os juros costumam ser muito menores do que aqueles cobrados pelas operadoras de cartão de crédito.

 

Procure por cartões com vantagens

 

Os programas de fidelidade e pontuação que os cartões de crédito costumam oferecer podem ser grandes aliados na hora de conseguir descontos e promoções. Especialmente porque os bancos costumam fazer parcerias com marcas e lojas para conseguir vantagens exclusivas para seus clientes.

 

Antes de fazer um cartão de crédito, pesquise e compare as opções disponíveis no mercado. Veja, por exemplo, qual delas oferece um programa de conversão de gastos em pontos que contemple coisas que você costuma consumir no dia a dia. 

 

Quem viaja muito deve ficar de olho nos cartões que convertem pontos em milhas aéreas ou que oferecem acesso à sala VIP em aeroportos.

 

Atenção com a anuidade

 

A anuidade é uma taxa cobrada pelos bancos para fazer a administração e manutenção do crédito. Dependendo do tipo de cartão que você tem, esse valor pode ser extremamente alto. 

 

Às vezes, você nem percebe esse detalhe por ser parcelado em várias prestações, mas o gasto pode chegar a mais de R$1.000,00 anuais!.

 

Tente negociar com o seu banco a isenção dessa taxa para evitar mais uma dívida no cartão de crédito. Vale lembrar que algumas fintechs já oferecem cartões sem nenhuma anuidade, o que é ainda melhor.

 

Não tenha muitos cartões

 

Ter vários cartões sem dúvida pode ser a armadilha perfeita para gastar muito mais do que você poderia. Principalmente se todos eles tiverem um limite muito alto, ou ainda se a junção dos limites ultrapassa a sua renda mensal.

 

O ideal é que você tenha, no máximo, dois cartões de crédito e que tente ao máximo concentrar as compras em apenas um deles. Decerto, o outro você pode optar por usá-lo somente para algum momento de emergência.

 

Quanto mais você gasta em um único cartão e faz o pagamento correto das faturas, mais o banco interpreta que você é um bom pagador. Sendo assim, você pode conseguir vantagens, tais como isenção de taxas ou aumento de limite.

 

Fique atento às pequenas compras

 

“É só um cafezinho” ou “é só uma corrida no aplicativo de transportes” são duas frases muito utilizadas para sabotar o seu controle de gastos com o cartão de crédito. Separadamente, essas podem ser compras muito pequenas, mas quando elas se juntam e unem-se às maiores, podem virar um grande problema para você.

 

Deixe o seu cartão de crédito apenas para as situações em que outros meios de pagamento são mais difíceis de serem utilizados.

 

Não faça compras por impulso

 

Se você não tem necessidade alguma do item no momento, pode acabar criando mais uma dívida que terá dificuldades para pagar. O cartão de crédito foi feito para compras planejadas ou para momentos de emergência. 

 

Por isso, não use esse meio para satisfazer desejos momentâneos ou para coisas que você não precisa ter naquele exato instante da compra.

 

Controle o limite do cartão

 

Para muitas pessoas, ter um cartão com o limite muito alto ou, até mesmo, sem limite algum é como a realização de um sonho. Mas saiba que não adianta você ter esse crédito enorme em mãos se você não tem condições de pagar por ele depois!.

 

O ideal é que o limite dos cartões não ultrapasse 50% da sua renda mensal. Se, por acaso, o banco oferecer a você um limite maior do que esse, apenas agradeça e peça para mantê-la dentro do seu padrão financeiro.

 

Não exclua os gastos dos dependentes

 

Uma prática comum, principalmente entre as pessoas que têm filhos, é a solicitação de um ou mais cartões de dependente. Entretanto, muitas vezes, o limite e gastos desses cartões são considerados como algo à parte e não somados aos gastos do cartão de crédito principal.

 

Encare o cartão de dependente como se fosse mais um na sua carteira. Além disso, evite essa opção caso você ainda não tenha ensinado para os filhos algumas boas práticas de gestão financeira e controle de despesas. Isso porque eles também podem acabar acumulando dívidas no cartão de crédito que pesarão no seu bolso.

 

O cartão de crédito permite adquirir coisas na hora em que precisamos, pagando até 40 dias depois ou parcelando, sem juros, em várias vezes. A comodidade e facilidade tornam o uso do produto bem frequente no dia a dia. o cartão pode ser, também, um jeito de fazer controle financeiro, concentrando todos os pagamentos em uma determinada data. Mas muita gente costuma se enrolar – e bastante! com o cartão. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a usufruir desse serviço financeiro da melhor forma.

 

Não se endividar com o cartão de crédito é um desafio para muitas pessoas. Isso por causa da facilidade que é usar o cartão e perder o controle financeiro. É claro que, em muitas situações, o cartão de crédito é vantajoso. Sobretudo porque ele facilita o pagamento e agiliza as transações.

 

No entanto, o cartão de crédito funciona como um tipo de empréstimo, que pode acabar com a vida financeira de uma pessoa, se não for usado com cuidado. o cartão de crédito pode ser um vilão para as suas finanças pessoais mas também pode ser um bom aliado e isso vai depender de como será a sua relação com ele. Algumas vezes nos endividamos para aprender como funciona.