Pedido do cartão de crédito negado? entenda na prática o real motivo

Pedido do cartão de crédito negado? entenda na prática o real motivo

3 de janeiro de 2023 0 Por admin

 

No entanto, não são todos os clientes que conseguem solicitar esse produto visto que 80% dos pedidos de Cartão de Crédito realizados pela internet são negados. E nesse momento você deve estar se perguntando: por que não consigo fazer um cartão de crédito?

 

Para responder essa pergunta, fizemos um post especial com todos os fatores usados pelos bancos na hora de não autorizar a emissão de novos cartões na praça. Mas para começar: é difícil ter um cartão de crédito no Brasil?

 

É difícil ter um cartão de crédito no Brasil ?

 

Não. No Brasil existem mais de 700 milhões de cartões emitidos (tanto de débito como crédito) o que representa uma média de 3,5 cartões para cada brasileiro e o país é um dos maiores mercados em número de transações realizadas com cartões. 

 

Mas, se atualmente a oferta de crédito é ampla, a sua REAL concessão é limitada. Ou seja, não é porque você pode solicitar diversos tipos de Cartão de Crédito que eles efetivamente serão aprovados e enviados até a sua residência.

 

Entre os principais motivos para a não aprovação do pedido de cartão pela internet estão:

 

Dados incorretos ou falta de documentação

 

Não consegue fazer cartão de crédito mesmo com nome limpo? Este pode ser o seu erro. Ao fazer o pedido do seu cartão de crédito, é muito importante que todos os dados informados estejam corretos principalmente aqueles relacionados à renda. 

 

Isso porque ao enviar a solicitação, o banco emissor revisará todos os dados do cliente e se encontrar informações divergentes pode cancelar automaticamente o pedido.

 

É por isso também que quando for pedido que o cliente anexe comprovantes de renda ou outros documentos ele deve enviar todas as cópias exigidas, já que a entidade bancária pode decidir não aprovar o pedido apenas porque a documentação está incompleta.

 

Nome “sujo”: SPC ou Serasa

 

Cliente com nome sujo na praça não consegue solicitar um cartão de crédito! Essa regra é simples e não existe exceção. Isso acontece porque os bancos escolhem perfis de bons pagadores para liberar crédito e pagamento posterior, mas se o cliente não honra com as suas dívidas a entidade bancária não se arrisca a ficar no prejuízo.

 

Ou seja, com o nome no SPC ou Serasa o pedido do cartão de crédito não será aprovado. Isso porque as entidades financeiras buscam perfis de bons pagadores e eles decidem se assumem o risco de aceitar clientes com um histórico de mau pagador para o banco.

 

Histórico de dívidas, mesmo com o nome “limpo”

 

Agora bem, você já não está com o nome no SPC ou Serasa porque quitou todas as suas dívidas e decidiu solicitar um cartão de crédito para fazer compras parceladas. 

 

Nesse caso, a probabilidade de que um banco conceda um cartão de crédito ainda é reduzida porque o histórico de dívidas (mesmo que seja coisa do passado) não entrega confiança.

 

Ser um mau pagador influencia diretamente a que o banco negue o seu pedido de cartão porque mesmo nos casos de dívidas que caducaram (o seu nome não consta no SPC ou Serasa) ainda existe o histórico financeiro como um cliente que não realizou pagamentos.

 

Mas se o cliente for correntista do banco no qual está solicitando um cartão de crédito, isso pode facilitar o processo já que a entidade conhece o perfil de movimentação bancária e responsabilidade com os pagamentos.

 

Nesse caso, o ideal é solicitar cartões de crédito com o limite baixo e depois de alguns anos pedir que ele seja aumentado de acordo com a sua renda atual. Aqui o conselho é ter paciência!.

 

Valor da renda informada inferior ao mínimo exigido

 

Ao solicitar um cartão de crédito pela internet você deve conferir todos os critérios exigidos para a concessão do produto, principalmente o valor da renda mínima mensal solicitada. O valor exigido para os cartões nacionais e internacionais não são iguais, isso porque o produto está pensado para diferentes perfis de clientes.

 

Nesse caso, para os cartões de crédito nacionais (aqueles que você só pode utilizar dentro do Brasil) o valor da renda mínima exigida é inferior e em muitos casos é pedido a comprovação de renda igual ou superior a um salário mínimo. 

 

Já nos casos dos cartões de crédito internacionais (que podem ser utilizados em todos os países) a renda mínima exigida é mais elevada porque as taxas desse produto também são mais altas.

 

Perfil de risco do cliente considerado alto

 

Ao solicitar um cartão de crédito, o banco realiza o Score, uma análise do seu histórico e perfil financeiro. Esse processo pode levar até 30 dias e após esse processo o banco decide se emite ou não o cartão de crédito para o cliente. 

 

O critério é exclusivo do banco emissor! ‘Tenho nome limpo e não consigo crédito: o que fazer?’ Antes de aprovar o cartão de crédito pra você, o banco faz uma avaliação do seu perfil financeiro:

 

– Estado civil;

– Emprego e renda mensal;

– Seu histórico de dívidas: se você tem alguma conta pendente ou dívidas pagas;

– Se você tem ou já teve o nome sujo;

– Análise de documentos: é verificado se você já foi vítima de fraude ou se já teve documentos roubados ou clonados;

– Histórico de crédito e contas: Você paga as mensalidades das suas contas regularmente? Tem outros empréstimos ou financiamentos pendentes?Tudo isso é verificado pelo banco na hora de fazer sua avaliação.

 

Se o cliente tem um perfil de risco baixo (costuma honrar todos os pagamentos) o banco aprova o pedido do cartão de crédito sem pestanejar. Mas, se o cliente possui um histórico de dívidas (mesmo que no momento estejam sanadas) 

 

O banco assume que esse cliente apresenta um perfil de risco alto e pode sim negar a solicitação do produto ou fornecer um limite de crédito baixo.

 

Outro fator depende do estilo de clientes que a entidade bancária deseja atrair. Nesse caso, o cliente pode ser um bom pagador, mas ao ter uma renda mais baixa o banco emissor não aprova a solicitação porque busca outro perfil de cliente.

 

Uma dica para quem teve o crédito negado com nome limpo é fazer um cadastro positivo, que permite aos bancos terem acesso as suas contas básicas e assim monitorar seus hábitos de consumo.

 

O cadastro positivo ajudar a melhorar a pontuação do seu Score e pode ser feito online no site de empresas especialistas em avaliação de crédito como a Serasa e Boa Vista.

 

Lembre-se: ter um bom perfil econômico leva tempo. Por isso, evite comprar por impulso e não assuma parcelas altas para não correr o risco de entrar no vermelho. Mesmo que leve um pouco mais de tempo, os bons pagadores sempre são recompensados.

 

Agora, se o seu Cartão de Crédito foi negado você pode fazer uma nova solicitação com outra entidade. Os critérios de aprovação nem sempre são os mesmos e você pode ter mais sorte na segunda tentativa. Com Compara você pode solicitar um cartão de crédito sem sair de casa. Para isso basta acessar o nosso formulário e escolher o produto que melhor se ajusta ao seu perfil e bolso.