Aprenda – como receber pagamentos através da maquininha de cartão
22 de setembro de 2022
Se você está pensando em comprar ou alugar uma máquina de cartão para o seu negócio pela primeira vez, pode estar em dúvida sobre como usar e como funciona uma maquininha de cartão. e você não quer ter problema na frente do cliente, ou acabar perdendo venda por não saber passar o cartão.
Mas, você já deve ter visto e feito pagamentos em uma máquina de cartão, seja um dos modelos tradicionais de balcão, como Cielo e Rede, ou mesmo uma das novas maquininhas, como as do PagSeguro, SumUp e Stone Ton.
Veja a seguir como essas maquininhas de cartão funcionam e como usá-las para receber pagamento.
Como funciona a maquininha de cartão ?
A máquina de cartão é um aparelho que faz a conexão entre:
– Pessoas que usam esse meio de pagamento, ou seja, clientes;
– O negócio ou profissional autônomo que oferece o produto e serviço e que vai receber os valores das transações pagas na maquininha;
– A empresa da máquina, chamada de operadora, credenciadora ou adquirente, que faz a ponte entre o negócio, a empresa de cartão e bancos;
– A empresa de cartões, também conhecida como instituidor de arranjo de pagamento, que é quem define a bandeira do cartão e regras de uso;
– Os bancos, seja de clientes que usam o cartão, seja das empresas que receberão os valores das transações.
Existem diferentes tipos de máquina de cartão, porém todas elas têm o objetivo de tornar os pagamentos mais rápidos e seguros conectando todos os lados envolvidos em uma transação com cartão de crédito ou débito.
Ao comprar qualquer maquininha de cartão, seja esta uma máquina de cartão com chip ou não, você receberá um manual de instruções explicando como usá-la. Mas, independente de seu modelo, a maquininha de cartão funciona basicamente da mesma forma.
Primeiro, ela lê as informações presentes na tarja magnética ou no chip do cartão do cliente. Estas são o número da conta, a data de validade, o código de segurança e o nome do dono do cartão.
Em seguida, por meio da conexão entre ela e a operadora do cartão, a maquininha verifica se o dono do cartão possui saldo suficiente para efetivar o pagamento. Ela também verifica se o cartão consta na lista de roubados ou perdidos.
Estando tudo certo, a transação é confirmada.
Uma maquininha de cartão é um aparelho que permite a leitura de cartões e a transmissão de dados entre você e seu cliente, a empresa fornecedora do aparelho e a empresa de pagamentos – no caso de pagamento com cartão, esta é a operadora da bandeira: Visa, Mastercard, American Express, etc.
Trata-se de um equipamento eletrônico do tipo hardware com a tecnologia necessária para o recebimento de pagamentos. Muitas delas possuem também um software integrado, o qual adiciona funções extras, inclusive a integração com outros aparelhos.
O bom é que você não precisa entender tudo isso. As maquininhas de cartão fazem tudo sozinhas, bastante que você clique em alguns botões e digite alguns dados básicos.
Tudo isso acontece em questão de segundos e você não tem acesso a essa “conversa” entre a maquininha e a operadora do cartão. A transmissão de dados é criptografada.
Mesmo que a sua seja uma maquininha que precise de celular para funcionar, a transação é segura e não é armazenada em nenhum dos aparelhos envolvidos na transmissão.
Como usar a maquininha e receber pagamento
Receber pagamento com uma maquininha de cartão é muito fácil. Você vai fazer o seguinte:
– Passar, inserir ou aproximar o cartão da maquininha (seja este de tarja, chip ou por aproximação)
– Digitar o valor da venda – pode ser que você use um teclado físico ou digite tudo direto na tela no caso de maquininhas smart
– Indicar a forma de pagamento: débito, crédito à vista ou percelado.
– Se for parcelamento, selecionar o número de vezes
– Solicitar ao cliente que ele digite a senha, se for o caso
– Aguardar pela aprovação da transação
– Se aprovada, é possível entregar um recibo para o cliente, seja por SMS (mensagem de texto), e-mail ou impresso a depender do modelo
– Se não for aprovada, você pode refazer o processo, ou pedir que o cliente tente outro cartão, ou oferecer outra forma de pagamento
Internet confiável é fundamental Para que a sua maquininha de cartão não lhe deixe na mão é essencial que a conexão com a internet seja confiável.
Seja essa vinda do seu celular ou da própria máquina, ela deve essa ser estável para que a transmissão de dados seja completada da forma correta e com segurança.
Além disso, a velocidade na transmissão pode ser importante se você atender a muitos clientes em sequência.
Entre as maquininhas com chip próprio, você verá opções GPRS, 3G e 4G, cada uma mais rápida que a outra, respectivamente. Mas, o chip só fará diferença se o sinal da operadora de celular for de boa qualidade na região em que estiver vendendo.
Você pode receber pagamento apenas com a maquininha de cartão, sem a necessidade de nenhum outro aparelho. Basta que escolha um modelo sem fio e com chip próprio.
Mas, se você optar por algo mais barato, pode precisar conectar a maquininha ao seu celular ou tablet. E isso pode significar ter que investir em um aparelho de melhor qualidade do que o que você já tem.
Se precisar entregar recibo impresso, escolha uma maquininha que emite comprovante de papel. Do contrário terá que investir em uma máquina que possa ser pareada com uma impressora externa (ou seja, mais um equipamento a comprar).
Já se seu negócio exigir uma frente de caixa completa, há aparelhos que já vem com leitor de código de barras, por exemplo – os chamados modelos smart.
Do contrário, você pode usar uma máquina de cartão mais parecida com as tradicionais e integrá-la a uma caixa registradora, leitor de código de barras e o que mais precisar.
O controle e acompanhamento de vendas costuma poder ser feito por meio de um aplicativo gratuito para celular ou pelo portal da empresa na internet.
Vantagens de usar máquina de cartão
Entre os principais benefícios de usar a maquininha de cartão no seu negócio, estão:
– É possível atender cada vez mais clientes, principalmente aqueles que estão sem dinheiro em espécie e usam apenas cartões;
– As transações ficam mais seguras e o risco de perder dinheiro vivo em roubos e furtos é menor;
– É possível antecipar valores de vendas parceladas, mediante taxas cobradas pelo adiantamento do pagamento;
– A depender do modelo, a máquina já vem com chip, como no caso da Turbo PAN, assim você nem precisa usar celular junto do aparelho;
– Dá para pedir a maquininha sendo pessoa física, MEI, autônomo ou outras modalidades de empresa.
Depois de entender como passar o cartão na maquininha durante transações, que tal saber o que considerar na hora de adquirir esse tipo de aparelho.
A máquina de cartão é um ótimo recurso para quem quer fazer vendas para clientes com cartões de crédito ou débito. Por isso, é fundamental saber como passar o cartão na maquininha para evitar qualquer dor de cabeça com a clientela ou após a venda.
O processo é fácil e, em alguns casos, nem é preciso de fato passar o cartão na máquina. Isso porque alguns modelos contam com a tecnologia de pagamento por aproximação, também conhecida como contactless, que permite apenas encostar o cartão para finalizar o pagamento.